Notícias

27/07 14h19

O surf e o empreendedorismo, a Ponchos nasceu da paixão pelas ondas e hoje cuida da proteção solar dos amantes do esporte outdoor


Da esquerda para a direita, os sócios Gustavo Alonso, Henrique Vieira e Rodrigo Lucena

Henrique Vieira, 34 anos, é um administrador de empresas apaixonado pelo surfe desde a infância. Esse amor pelas ondas levou o paulistano a visitar diversos países e destinos pelo mundo em busca de belas praias como: Panamá, El Salvador, Porto Rico, Hawaii, Portugal, Costa Rica, Califórnia, Peru, entre outros que coleciona em seu passaporte. Na sua vida, as ondas eram diversão e espécie de mantra em que ele tirava sempre o estresse da rotina da cidade grande.

“Surfar é uma forma de praticar atenção plena, um assunto muito explorado hoje em dia, principalmente, para executivos. Isso acontece, pois o para surfar é necessário ter o foco totalmente voltado para aquele momento, não importa o stress de horas antes, nem os compromissos que terá depois. Além de proporcionar total conexão com a natureza por meio das ondas. Por isso, acredito que todo executivo deva tentar e perceber os inúmeros benefícios deste lindo esporte e estilo de vida”, afirma Henrique Vieira, sócio fundador da Ponchos.

Entre um balanço do mar e outro, em 2014, nas belas e extensas praias portuguesas de Peniche, o executivo percebeu a carência que existia no ramo de proteção solar para esportistas no Brasil.  A partir disso, ele compreendeu que ao mesmo tempo em que diversas companhias da indústria química trabalhavam no setor, desenvolvendo novas fórmulas de protetores químicos, nenhuma entregava o que realmente os esportistas precisavam.

“Pela constante prática e paixão, sempre tive consciência da importância da proteção solar adequada para se ter uma vida saudável. Por isso, fui consumidor de protetores solares específicos para esportistas e não os encontrava no Brasil”, esclarece o executivo.

No continente norte americano, até mesmo em países minúsculos da América Central, é comum encontrarmos em surf shops e em farmácias, diversos protetores solares específicos para esportistas. No Brasil, apesar da abundante oferta de protetores solares, principalmente no verão, as grandes indústrias produzem em larga escala, protetores solares totalmente químicos, líquidos e que são pouco efetivos para esportistas e com o preço exorbitante.

“É muito comum para os esportistas brasileiros, trazer na mala quando regressam de uma viagem, protetores solares importados. A gama de opções, principalmente oriunda dos Estados Unidos, é gigantesca. O formato em bastão facilita o transporte, a aplicação e o atleta que se preza, dificilmente utiliza protetores solares químicos e líquidos, que são os mais corriqueiros nesses estabelecimentos”, aponta.

Com o objetivo de solucionar o anseio destes esportistas, o empresário trouxe ao mercado nacional, no mesmo ano (2014), a Ponchos, empresa brasileira de artigos esportivos com foco em desenvolvimento de produtos voltados a proteção contra câncer de pele para atletas e esportistas outdoor. O projeto e o desenvolvimento da formula, atualmente exclusiva, foram testados ao longo dos anos e aprovado por atletas de alta performance, amantes do sol e especialistas da área médica.

O principal produto desenvolvido pela empresa é o Ponchos Premium Face Stick Sunscreen FPS 45, um protetor solar em formato de bastão (15g), com coloração bege ou branca natural, PPD 20,6, muito resistente a água e suor. Ele é projetado com os mais altos padrões da indústria de cosméticos, é um produto testado por dermatologistas e segue os padrões de exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde em 2017, foi liberado para sua comercialização no mercado brasileiro. O Ponchos Sunscreen bloqueia 98% da ação da radiação solar, além de ser de amplo espectro de proteção (UVA/UVB).

“O protetor solar foi pensado e desenvolvido para que fosse muito resistente a água e ao suor, para que fosse utilizado no rosto, orelhas e lábios. Também para  ter um tamanho que facilitasse o transporte e locomoção. Tudo que cobria a necessidade dos atletas e esportistas outdoor”, comenta o executivo da Ponchos.


Chloé Kalmon (campeã mundial de Long Board) e o big rider Alemão de Maresias são atletas Ponchos

Em sua composição, a Ponchos utiliza zinco e dióxido de titânio, dois filtros físicos que tem o objetivo de impedir que o sol penetre na pele. Na contramão da indústria química, voltada para produção em grande escala de protetores solares com compostos químicos, processo de envase industrial, e sem a conexão com que realmente os esportistas precisam em questão de proteção solar.

“Nós últimos dez anos o câncer de pele cresceu 55%, isso nos preocupa muito e essa minucia foi justamente o que trouxe um diferencial ao nosso protetor solar, o tornando muito resistente a água e ao suor, o que vai de encontro com surfistas e esportistas outdoor, que ficam expostos por longas horas em contato com água e suor constantemente”, explica.

Em seis meses de vendas e um verão atípico de pouco sol na alta estação, a empresa triplicou de tamanho e hoje também conta com dois outros sócios, Gustavo Alonso e Rodrigo Lucena.

“Eu não atuava somente com a Ponchos e sempre dividia minha atenção com a empresa, um ideal de vida, mas com esse crescimento eu precisei da ajuda de outros dois sócios que vem desenvolvendo ao meu lado um excelente trabalho e me ajudando cada vez mais a perpetuar nesse cenário de esporte ao ar livre”, complementa.

Para os próximos anos a empresa tem o objetivo de cada vez mais ajudar na prevenção contra o câncer de pele e se consolidar no mercado de esportes outdoor. Nos próximos três anos a missão é ampliar o leque de produtos e ser o principal player de proteção solar para surfistas e esportistas outdoor.

“A Ponchos não é uma grande empresa desconecta de tudo e todos, é uma pequena empresa que faz um sério protetor solar para nosso filhos, cônjuges e amigos. Somos iguais vocês, amamos o sol”, conclui Henrique Vieira.

 

Sobre a Ponchos

Para qualquer ocasião, esportes outdoor, escaladas, crossfit, surfe ou qualquer modalidade em que você precise contar com a proteção solar, utilize o Ponchos Premium Face Stick Sunscreen FPS 45. Criado em 2016, a nova marca premium é especialmente formulada para pessoas que vivem e amam curtir o sol. Em nossa fórmula há Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio.

A Ponchos® não é uma enorme empresa, desconectada de tudo e de todos. Somos uma pequena empresa brasileira que faz um sério protetor solar para proteger nossos filhos, cônjuges e amigos.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

Baterias armadas para iniciar a temporada 2022 no Billabong Pro Pipeline

continue lendo

Ministro veta entrada de Slater na Austrália sem vacina: “Sabe as regras”

continue lendo

51 ICE é nova patrocinadora da WSL no Brasil

Com posicionamentos relacionados ao surfe, 51 ICE estará no Oi…

continue lendo

WSL terá recorde de marcas em 2022

Escritório da América Latina confirmou participação de 11 empresas na…

continue lendo

Comentários:

Instagram