Notícias

03/07 22h12

Ressaca à caminho. Grande ondulação marcha para o Espírito Santo

Agora parece que confirmou! Uma super ressaca está à caminho do Espírito Santo, com previsão de começar a dar sinal de vida na sexta-feira (06/07).

Como sempre, antes de afirmar, observamos os gráficos que utilizamos como referência para avaliar a consistência das ondulações e alertar nossos leitores evitando erros. São eles: Windguru e Surfguru.

Então vamos lá:

Apontou nos gráficos uma ondulação realmente enorme, que está combinando altura e período, ambos muito altos, com isso podemos classificar como uma bela ressaca chegando por aí.

Para melhor entender, confira abaixo uma análise em cima dos gráficos citados:

WINDGURU

O Windguru é um site internacional muito utilizado pela galera do surf profissional. Nele podemos perceber que teremos uma ondulação bem grande, prevista para entrar na sexta-feira, com 2.3 m de altura e 18 segundos de período. Para entender melhor o período, quanto maior o tempo de passagem de cada ondulação (em segundos), maior é a sua potência e pressão, em suma, é sinal de ondulação com muitas ondas entre uma calmaria e outra. Quanto maior o período (tempo), mais forte é a ondulação, independente do tamanho, mas dificilmente combinam onda pequena com período grande, apesar de existir.

A boa notícia é que segundo esse site teremos tempo bom e pouco vento, proporcionando boas ondas grandes nos picos mais propícios a receber a ondulação de Sul.

Pode ser que na quinta-feira role um balanço, com ondas em torno de meio metro a 1 metro em algumas praias. Mas sexta e sábado é que teremos esse ápice.

SURFGURU

Esse site é muito conhecido no Brasil, uma ótima referência o Surfguru.

A boa notícia é que ambos os exemplos citados nessa matéria tem exatamente o mesmo tamanho e períodos na previsão para os próximos dias. Outra informação que bateu foi o dia que a ondulação começa a entrar na costa capixaba. Com isso podemos confirmar que haverá uma ressaca das boas e chance praticamente concreta de ondas grandes.

MAS MUITA CALMA NESSA HORA

Gostamos sempre de observar a previsão no Rio de Janeiro, já que ele está no caminho das ondulações que vem do sul, e pelo fato do estado vizinho estar melhor localizado e sempre recebe melhor essas ”bombas”, dificilmente as previsões são furadas por lá.

A ondulação no Rio chega mais cedo, naturalmente, nesta quarta já começa a bombar a tarde, com ondas de 1,5 m. Na quinta sobe ainda mais e sexta atinge seu ápice, com 2.6 m e 15 segundos de período em média.

Mas este é um ponto que estranhamos, pois dificilmente o mar sobe ao mesmo tempo no Rio e ES.
Algumas de nossas previsões anteriores, onde percebemos essa ”coincidência”, a ondulação no ES acabou chegando menor, 1 a 2 dias depois do previsto. (Estamos rezando para errarmos nessa lógica e que pelo menos a ondulação chegue grande, mesmo que 1 ou 2 dias depois)

Outro ponto estranho são os períodos, no Espírito Santo (18 segundos) está maior que no RJ (15 segundos), uma vez que a tendência da ondulação é perder força cada vez que se distancia do seu centro. E não ao contrário, já que a mesma vem do RJ.

Nossa sincera torcida é que a ondulação chegue na sexta, dentro dos padrões previstos em ambos os sites, é super possível. Mas temos que ser pé no chão a avaliar com a razão, não só coração (vontade de surfar rs)

Mas enfim, uma coisa é certa, vai bombar, o mar vai subir indiscutivelmente, gigante ou não, teremos altas ondas. Pode ser até que o nosso adormecido Camburi acorde e proporcione boas ondas pra galera de Vitória, como aconteceu no ano passado, entre outros picos. Vamos torcer.


Ressaca na Praia do Morro em 2015 – Foto: Vinícius Brambati

CUIDADO

Para a galera que não tem muita intimidade com o mar, procure praias mais protegidas e não se arrisque. Evite pedras e encostas, são lugares muito perigosos, principalmente em ressacas onde as ondas explodem e muitas pessoas acabam sendo jogadas no mar agitado. Evite passeios de barco e não dê mole.

Para os surfistas mais experientes, confiram seus Leashs, coloque parafina nova, tire a poeira da pranchinha maior e bora pra água!

E nos mandem fotos da ressaca!

Boas ondas e fiquem espertos.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

As finais do Mundial de Surf batem recorde de audiência na história da World Surf League

continue lendo

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Comentários:

Instagram