Notícias

14/03 15h25

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A NUTRIÇÃO E O SURF?

A nutricionista Mônica Morgado tira diversas dúvidas

FOTO

Olá!! Me chamo Mônica Morgado e sou Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, estou pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pelo Centro Valéria Pascoal de Nutrição Funcional, que é minha área de interesse. Sempre fui ligada a esportes e por isso resolvi focar nessa área.


Circuito Estadual de Bodybord, categoria Júnior em 2010.

Pratico o bodyboard há 10 anos e já competi quando bem nova. Sempre que posso, tiro um tempinho durante a semana para ir surfar, pois é algo que me faz bem, acho que vocês vão me entender né? Estarei aqui no site trazendo assuntos, dicas, receitas, entre outros para ajudar vocês a melhorar a saúde, bem-estar e a performance no surf.  Então, vamos lá!! Hoje trarei algumas informações que são necessárias para os próximos posts.


Furar as ondas e passar a arrebentação exige preparo físico e corpo bem alimentado para encarar os minutos de tensão

O surf é um esporte que apresenta algumas características específicas, dentre elas podemos citar:

  1. Maior gasto de energia: o surfista utiliza vários grupamentos musculares para que haja a sustentação do peso corporal, a movimentação/remada dentro do mar e o equilíbrio do corpo em cima da prancha e até mesmo para efetuar as manobras;

 

  1. Manutenção da temperatura corporal: de acordo com cada região ou tipo de mar, o surfista deve estar preparado fisicamente para tolerar as mudanças de temperatura do local da prática do esporte. Em locais muito quentes, a hidratação é imprescindível!!!

 

  1. Aumento das Necessidades Nutricionais: o peso, a altura, a idade, o sexo, a intensidade e o volume são variáveis que estão relacionadas com as necessidades nutricionais. Então atente-se com o que está ingerindo ao longo do dia e no pré e pós-treino, para que vá de encontro com seu objetivo principal no surf.

A Nutrição é um dos pilares para a melhora da performance física no surf. Quando optamos por escolhas saudáveis, nosso corpo responde mais rápido aos estímulos que o esporte nos traz. Logo, os objetivos são alcançados com maior facilidade e mais eficiência. Entretanto, tem indivíduos que mesmo se alimentando bem e com uma boa constância, ainda assim não alcançam seus objetivos!

Esses indivíduos podem estar cometendo algum erro na quantidade de determinando nutriente/alimento e em qual momento ele possa estar introduzindo esse nutriente/alimento.


Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, é adepto da alimentação saudável 

No próximo post, estarei falando da importância do pré e pós-treino e das possíveis #escolhasinteligentes para essas refeições.

 

Deixo aqui meus contatos e locais de atendimento, para aqueles que desejam um acompanhamento individualizado, melhora da performance física, emagrecimento e saúde:

Telefone: (27) 9 9920-5428

Email: monicamorgadonutri@gmail.com

Locais de atendimento:

Vila Velha:

Loja Suplementos.Shop – Av. Hugo Musso, 1918, ao lado da escola de inglês Wizard – Praia de Itapoã.

 

Vitória:

Loja Organu Orgânicos – Av. Rio Branco, 1640, LJ 03 – Praia do Canto.

 

Campo Grande:

Clínica Jardins – Rua Padre José Carlos, 27 – Campo Grande.

Espaço Ligya Lyrio – Rua Pastor José de Paula, número 7 – Campo Grande.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Gabriel Medina é tricampeão e Tatiana Weston-Webb é vice-campeã mundial no Rip Curl WSL Finals

continue lendo

Comentários:

Instagram