Notícias

26/01 11h48

Primeira ondulação do ano a caminho do ES

Uma boa notícia para os surfistas capixabas que já estão sedentos por boas ondas: a ondulação prevista se confirmou!

O primeiro swell do ano já está à caminho do nosso litoral.

Nas previsões, a data e hora de chegada da ondulação está igual ao Rio de Janeiro, ou seja, pode ser que demore um pouco mais para encostar aqui com toda a intensidade prevista.

Analisamos 3 gráficos de grandes portais de previsões das ondas e todos estão batendo. Diferenças mínimas entre eles, conforme verão abaixo:

SURFGURU:

O mais acessado pelos capixabas, ele apresenta uma virada de swell no final do sábado, com intensidade total no domingo, mas como falamos acima, o mesmo está equiparado ao Rio de Janeiro, que teoricamente receberá primeiro a ondulação e depois de horas ou até 24 hs depois que o mesmo, em algumas ocasiões, chegam no ES. Vamos torcer para que o gráfico esteja certo dessa vez! Mas, seja domingo ou segunda, teremos um balanço nas ondas capixabas.
As ondas devem ficar em torno de 0,5 a 1 metro na maiorias das praias, em outras mais propícias a receber este swell poderão ficar em torno de 1,5 m.

WINDGURU:

Esse segundo gráfico também nos mostra o swell chegando no sábado, final do dia e ganhando consistência no domingo. Reforçando o Surfguru.

SURFLINE

Este é o mesmo utilizado pela WSL no mundial de surf, está exatamente igual aos mencionados acima.

WINDGURU – RIO DE JANEIRO

A título de curiosidade, o que levantou suspeita da nossa equipe de avaliação, foi que os horários batem entre RJ e ES, e ambos estão a uma distância considerável, MAS, como o swell no Rio tem uma previsão gigante de ondas, pois são 2.5 m com 15 segundos de período, isso indica que a ondulação virá com bastante velocidade, ou seja, um atraso, talvez, de horas, e não dias como ocorre normalmente com ondulações menores. Um ponto positivo.

O BALDE DE ÁGUA FRIA

Essa ondulação está bem inclinada para SUL, ou seja, não é a melhor para atender todo nosso litoral, somente algumas poucas praias são beneficiadas com toda a intensidade das ondas quando está nessa direção.
Muitas vezes o swell de sul passa por fora para o desespero da galera que gosta de ondas maiores. Algumas bancadas de pedra em alto mar são beneficiadas.

Mas fiquem tranquilos, pois uma coisa é certa, teremos um balanço, e isso é muito bom. O primeiro swell do ano está chegando, vamos preparar logo nosso material, juntar os amigos e preparar pra tirar a ferrugem no fim de semana. Sempre com muita paz, respeito e transmitindo uma vibe muito positiva para toda a galera do surf!

Boas ondas e um ótimo fim de semana a todos!

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

As finais do Mundial de Surf batem recorde de audiência na história da World Surf League

continue lendo

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Comentários:

Instagram