Notícias

26/01 11h48

Primeira ondulação do ano a caminho do ES

Uma boa notícia para os surfistas capixabas que já estão sedentos por boas ondas: a ondulação prevista se confirmou!

O primeiro swell do ano já está à caminho do nosso litoral.

Nas previsões, a data e hora de chegada da ondulação está igual ao Rio de Janeiro, ou seja, pode ser que demore um pouco mais para encostar aqui com toda a intensidade prevista.

Analisamos 3 gráficos de grandes portais de previsões das ondas e todos estão batendo. Diferenças mínimas entre eles, conforme verão abaixo:

SURFGURU:

O mais acessado pelos capixabas, ele apresenta uma virada de swell no final do sábado, com intensidade total no domingo, mas como falamos acima, o mesmo está equiparado ao Rio de Janeiro, que teoricamente receberá primeiro a ondulação e depois de horas ou até 24 hs depois que o mesmo, em algumas ocasiões, chegam no ES. Vamos torcer para que o gráfico esteja certo dessa vez! Mas, seja domingo ou segunda, teremos um balanço nas ondas capixabas.
As ondas devem ficar em torno de 0,5 a 1 metro na maiorias das praias, em outras mais propícias a receber este swell poderão ficar em torno de 1,5 m.

WINDGURU:

Esse segundo gráfico também nos mostra o swell chegando no sábado, final do dia e ganhando consistência no domingo. Reforçando o Surfguru.

SURFLINE

Este é o mesmo utilizado pela WSL no mundial de surf, está exatamente igual aos mencionados acima.

WINDGURU – RIO DE JANEIRO

A título de curiosidade, o que levantou suspeita da nossa equipe de avaliação, foi que os horários batem entre RJ e ES, e ambos estão a uma distância considerável, MAS, como o swell no Rio tem uma previsão gigante de ondas, pois são 2.5 m com 15 segundos de período, isso indica que a ondulação virá com bastante velocidade, ou seja, um atraso, talvez, de horas, e não dias como ocorre normalmente com ondulações menores. Um ponto positivo.

O BALDE DE ÁGUA FRIA

Essa ondulação está bem inclinada para SUL, ou seja, não é a melhor para atender todo nosso litoral, somente algumas poucas praias são beneficiadas com toda a intensidade das ondas quando está nessa direção.
Muitas vezes o swell de sul passa por fora para o desespero da galera que gosta de ondas maiores. Algumas bancadas de pedra em alto mar são beneficiadas.

Mas fiquem tranquilos, pois uma coisa é certa, teremos um balanço, e isso é muito bom. O primeiro swell do ano está chegando, vamos preparar logo nosso material, juntar os amigos e preparar pra tirar a ferrugem no fim de semana. Sempre com muita paz, respeito e transmitindo uma vibe muito positiva para toda a galera do surf!

Boas ondas e um ótimo fim de semana a todos!

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

Ministro veta entrada de Slater na Austrália sem vacina: “Sabe as regras”

continue lendo

51 ICE é nova patrocinadora da WSL no Brasil

Com posicionamentos relacionados ao surfe, 51 ICE estará no Oi…

continue lendo

WSL terá recorde de marcas em 2022

Escritório da América Latina confirmou participação de 11 empresas na…

continue lendo

Calendário do CT 2022 – WSL

A WSL (World Surf League) divulgou na última quarta-feira, 4…

continue lendo

Comentários:

Instagram