Notícias

20/12 12h42

Vale recebe multa milionária por lançar efluentes no mar do ES

Iema identificou que a empresa não fez o tratamento do material como combinado.

Vale foi multada em R$1.620.000,00 pelo Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) por lançar no mar resíduos industriais, que aumentaram a turbidez da água. Entre os materiais, estavam alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto. O órgão ambiental identificou que a empresa não fez o tratamento do material como combinado.

O vazamento de efluentes foi identificado pelo Iema no dia 1 de dezembro de 2017, no terminal de Praia Mole, na Serra, Grande Vitória.

O Iema informou, em nota, que descumpriu uma resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), estabelecida em fevereiro de 1991.

Segundo a análise, a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto atendiam aos padrões de lançamento na resolução, mas o lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a fauna e a flora marinha.

“O aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática”, diz o Iema, que vai notificar a empresa.

A Vale disse, em nota, que ainda não foi notificada. “A empresa reforça que realizou análises físico-químicas do material e todas as amostras estão dentro dos parâmetros técnicos definidos no licenciamento. O relatório foi encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento”, diz.

Fonte: Globo.com

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

As finais do Mundial de Surf batem recorde de audiência na história da World Surf League

continue lendo

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Comentários:

Instagram