Notícias

09/08 17h37

Alerta vermelho – Swell gigante à caminho do ES

Praia do Morro Ressaca

Todos os alertas estão ligados, principalmente ao sul e sudeste do Brasil.

Uma situação meteorológica pouco comum acontece no Atlântico Sul no fim da primeira quinzena de agosto de 2017. Um anticiclone de origem polar extremamente forte desloca-se pela costa da Argentina entre os dias 9 e 13 de agosto.

Além de muito forte, este anticiclone é também muito amplo e vai influenciar as condições do tempo e do mar no Atlântico Sul por vários dias.

As simulações computacionais dos modelos atmosféricos da Europa e dos Estados Unidos estimam que a pressão atmosférica no centro deste anticiclone pode chegar a 1048 hPa. Este é um valor de pressão atmosférica excepcionalmente elevado e rarosobre águas do Atlântico Sul.

A combinação dos ventos fortes gerados por este potente anticiclone e de um ciclone extratropical que passa pela costa da Região Sul do Brasil deixa o mar muito agitado em toda a costa leste do Brasil no período entre 10 e 14 de agosto de 2017. Fortes ressacassão esperadas nas praias do Sul e do Sudeste.


E O SWELL NO ESPÍRITO SANTO?

Para os surfistas, a expectativa é das melhores, em consequência desse fenômeno, uma grande ondulação caminha em direção ao nosso litoral, na direção sudeste, favorecendo quase todos os picos da região.

Dependendo do tamanho poderemos encontrar dificuldade em achar uma praia que segure as ondas com qualidade. A galera do surf terá que ir em busca e catar o melhor lugar!

Analisamos também alguns gráficos que referências para a galera do surf e ambos estão coincidindo todos os dados, eles apresentam a mesma intensidade, direção e tamanho da ondulação.

 

 

Um detalhe que chama a atenção é que além de grande, a ondulação que encosta na boia, tem entre 3 metros e 3,5 metros de tamanho e o período, ou seja, a intensidade do swell, é extremamente alta, na casa dos 14 segundos. Isso indica que chegarão séries constantes na casa dos 2 metros pelo menos nas praia mais abertas.

Para quem não gosta muito de ondas grandes ou não tem muita afinidade com o mar, evite-o no final de semana, procure um salva vidas e tire dúvidas antes de entrar na água, seja cauteloso.

Vale lembrar que que não há motivo para os banhistas se apavorarem, é questão de cautela e cuidado. A informação é uma PREVISÃO, ou seja, pode vir com menor intensidade que o previsto ou até 1 dia depois. Enfim, vamos aguardar para conferir o que realmente vai acontecer nesse final de semana!

Aos surfistas, preparem suas pranchas, passem parafina, confiram os leashs e bom surf.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

As finais do Mundial de Surf batem recorde de audiência na história da World Surf League

continue lendo

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Comentários:

Instagram