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04/08 14h39

Dica de aquecimento para o surf com Francine Nery

Agora o foco são nos aquecimentos e alongamentos, principalmente nesse período do inverno!

O aquecimento, como todos sabem é muito importante antes do surf, ou qualquer outro esporte, para prevenirmos lesões e um bom funcionamento do corpo.
Normalmente algumas pessoas acordam cedo para ir surfar, pega a prancha, passa parafina e vai direto para água, sem ao menos aquecer o corpo.
Visto que o AQUECIMENTO deve ser feito antes que o ALONGAMENTO, porque um músculo quente e irrigado de sangue, amplia a extensão do tecido conjuntivo e muscular, reduzindo assim o risco de lesão durante o exercício – Músculos aquecidos se movem mais rapidamente geram força com maior eficácia e realçam as transmissões neuro musculares para a contração. Melhorando as respostas do corpo na execução das manobras.

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Realize pelo menos 10 minutos de aquecimento. Seus benefícios incluem:
1- o aumento do fluxo de sangue para os músculos e articulações
2- a redução das lesões esportivas
3- a redução da tensão muscular
4- o aumento da amplitude de movimento
5- o desenvolvimento da consciência corporal
6- o melhor controle mental do corpo
7- a melhora das velocidades de reação e de movimento

Exemplo: Corridas curtas, “polichinelos”, saltos, etc

Aquecimento Especifico:
consiste no ensaio da habilidade neuromotora, através de movimentos específicos e localizados para o surf.
Exemplo: Simulações de manobras, giros e rotações de quadril, simulações de braçadas e drops (saltando do plano deitado para a “base”).

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Fotos: Eduardo Steinkpof

Aquecimento é: uma prática de exercícios preparatórios que normalmente consistem de exercícios similares ao que serão realizados no treino ou prova, porém, em menor intensidade.

Alongamentos são: exercícios onde o indivíduo permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo solicitado se mantém na sua extensão máxima, podendo ter ou não uma força externa atuando para intensificar o alongamento.

Após o aquecimento, o alongamento deve ser suave e cobrir todos os músculos que serão utilizados no esporte. No caso do surf, isso significa praticamente o corpo todo:

» Braços
» Pernas
» Costas
» Pescoço
» Abdômem
» Etc

Alongue 10 segundos cada parte. Não TENSIONE demais, nem de menos. Mantenha em geral uma posição ereta e firme, com os pés na mesma linha dos ombros.

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Lembrando que o alongamento é importante para o surf pois:
. Aumenta e/ou mantém a flexibilidade.
· Elimina ou reduz o incomodo dos nódulos musculares.
· Melhora a coordenação e evita a utilização de esforços adicionais no desporto.

Mas não como forma de aquecimento para a prática esportiva!

O alongamento excessivo antes do surf deixa as articulações vulneráveis a lesões.

Aloha e Boas ondas!!!

Contatos da Personal e Professora de Ed. Física Francine Nery
Instagram: @franpepe28
Tel: (27) 99978-0407

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