Notícias

16/06 13h36

Novas dicas de exercícios para o surf com Francine Nery

Novas dicas para você ficar preparado para o surf com a atleta, surfista e personal trainer Francine Nery

Visto que na dica anterior para melhor condicionamento para a prática do surf, falei sobre o fortalecimento do core, demonstrando o exercício prancha e seus benefícios. Continuando com o core, vou falar um pouco sobre o exercício para o abdômen.
A função mecânica do músculo reto abdominal é ligar no movimento o tronco aos quadris e as coxas ao troco. Além disso, este é, no geral, o músculo-chave da postura e, em particular, do ângulo de inclinação do quadril (é precisamente graças a ele que se forma a deflexão no fundo da cintura).
A função indireta do músculo abdominal é manter a pressão intra-abdominal e proteger os órgãos internos. A grande maioria das atividades esportivas exige um bom desenvolvimento deste grupo muscular para a execução do movimento.

O treinamento funcional vem crescendo, atraindo muitos surfistas, porque melhora no padrão do movimento, melhora na flexibilidade, mobilidade, e estabilidade corporal, contribuindo para a eficácia do desempenho do atleta, com baixo índice de lesão. Além disso, existem outros benefícios como: melhora da força, coordenação, equilíbrio, potência, agilidade, velocidade.

Posicionamento:
– Corpo deitado de barriga para cima;
– Pernas unidas e elevadas (flexionadas a 90 graus em relação ao tronco);
– Pés unidos e encaixados na grade;
– Braços para cima mantendo as mãos atrás da cabeça.
Execução:
– Inspirar e elevar o tronco ao máximo, arredondando a coluna;
– Realizar o movimento de retorno e expirar;

IMG_2677

Esta postura, inspirada no Yoga também é bem eficiente. Eleve o tronco até tirar as escápulas do chão, pernas estendidas e longe do chão. Olhe para os dedos do seu pé enquanto aciona a musculatura do core.

IMG_2678

Segure por 10” a 15”,  repita 3 a 4 vezes a mesma postura.

Exercícios isométricos, consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.

Apesar de o método não ser novo, ele tem se destacado por ser um exercício menos perigoso para as articulações. A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.

Outro grande benefício é a melhora da coordenação dos movimentos e o aumento da capacidade de equilíbrio, o que é muito válido no caso de esportistas. Mas vale ressaltar que nestes casos a isometria não é válida como único exercício. É aliada a outras atividades que o treinamento estático é potencializado, explica o Educador Físico, Gustavo Lus.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

51 ICE é nova patrocinadora da WSL no Brasil

Com posicionamentos relacionados ao surfe, 51 ICE estará no Oi…

continue lendo

WSL terá recorde de marcas em 2022

Escritório da América Latina confirmou participação de 11 empresas na…

continue lendo

Calendário do CT 2022 – WSL

A WSL (World Surf League) divulgou na última quarta-feira, 4…

continue lendo

O Surfista Profissional Rodrigo Cardoso recebe a maior honraria dedicada a um esportista Espírito Santense

continue lendo

Comentários:

Instagram