Notícias

16/06 13h36

Novas dicas de exercícios para o surf com Francine Nery

Novas dicas para você ficar preparado para o surf com a atleta, surfista e personal trainer Francine Nery

Visto que na dica anterior para melhor condicionamento para a prática do surf, falei sobre o fortalecimento do core, demonstrando o exercício prancha e seus benefícios. Continuando com o core, vou falar um pouco sobre o exercício para o abdômen.
A função mecânica do músculo reto abdominal é ligar no movimento o tronco aos quadris e as coxas ao troco. Além disso, este é, no geral, o músculo-chave da postura e, em particular, do ângulo de inclinação do quadril (é precisamente graças a ele que se forma a deflexão no fundo da cintura).
A função indireta do músculo abdominal é manter a pressão intra-abdominal e proteger os órgãos internos. A grande maioria das atividades esportivas exige um bom desenvolvimento deste grupo muscular para a execução do movimento.

O treinamento funcional vem crescendo, atraindo muitos surfistas, porque melhora no padrão do movimento, melhora na flexibilidade, mobilidade, e estabilidade corporal, contribuindo para a eficácia do desempenho do atleta, com baixo índice de lesão. Além disso, existem outros benefícios como: melhora da força, coordenação, equilíbrio, potência, agilidade, velocidade.

Posicionamento:
– Corpo deitado de barriga para cima;
– Pernas unidas e elevadas (flexionadas a 90 graus em relação ao tronco);
– Pés unidos e encaixados na grade;
– Braços para cima mantendo as mãos atrás da cabeça.
Execução:
– Inspirar e elevar o tronco ao máximo, arredondando a coluna;
– Realizar o movimento de retorno e expirar;

IMG_2677

Esta postura, inspirada no Yoga também é bem eficiente. Eleve o tronco até tirar as escápulas do chão, pernas estendidas e longe do chão. Olhe para os dedos do seu pé enquanto aciona a musculatura do core.

IMG_2678

Segure por 10” a 15”,  repita 3 a 4 vezes a mesma postura.

Exercícios isométricos, consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.

Apesar de o método não ser novo, ele tem se destacado por ser um exercício menos perigoso para as articulações. A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.

Outro grande benefício é a melhora da coordenação dos movimentos e o aumento da capacidade de equilíbrio, o que é muito válido no caso de esportistas. Mas vale ressaltar que nestes casos a isometria não é válida como único exercício. É aliada a outras atividades que o treinamento estático é potencializado, explica o Educador Físico, Gustavo Lus.

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Gabriel Medina é tricampeão e Tatiana Weston-Webb é vice-campeã mundial no Rip Curl WSL Finals

continue lendo

Comentários:

Instagram