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03/05 20h50

Dicas de treino para o surf com Francine Nery

Não adianta apenas surfar, se você quer evoluir e evitar graves lesões, precisa de muito exercício fora d'água

É com grande prazer que o SurfVix compartilhará com vocês regularmente dicas bem bacanas de exercícios muito úteis para os praticantes de surf que nos acompanham.
Como falamos acima no sub-título, todos os esportes podem causar diversas lesões e no surf não é diferente. Esportes de alta performance, como o nosso, exigem uma musculatura em dia e bem fortalecida, além de alongamentos e muitos outros detalhes que a profissional de Educação Física Francine Nery, começará a compartilhar, a partir de hoje, regularmente com a gente.
Confiram suas dicas abaixo, um bom treino e boas ondas:

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Foto: Francine Nery /  Gabriel (@g.hfotografias) / Ulé

Pra quem não me conhece, sou Francine Nery, treinadora Física, atleta de surf e outros esportes em geral. Agora,  junto com o SURFVIX, venho mostrar um pouco do meu trabalho dando algumas dicas para vocês, sobre a importância de exercícios de fortalecimento para a vida e o surf.

Vou começar falando um pouco sobre o CORE (o centro de produção de força, geração de estabilidade e absorção de impacto do corpo).

É importante a ativação do core nos esportes de prancha para estabilização da coluna, aumento de qualidade no movimento e segurança na execução das manobras, por proteger sua coluna, evitando lesões e dores lombares.
O corpo deve estar preparado e a diversão é garantida. ????

“O surfista deve trabalhar estabilidade (estabilidade antes da força), core e postura, ou nunca terá controle de sua saúde lombar, e as sessões de surf se tornarão cada vez mais doloridas”, sinaliza o Dr. Tim Brown, um dos grandes especialistas da medicina mundial.

Nessa foto, estou fazendo um dos exercícios de fortalecimento do core (prancha isométrica), que trabalha músculos mais profundos, que contribui para o suporte da coluna.
Obs.: A prancha normalmente é feita de maneira isométrica, mas pode ser executada de  forma dinâmica, para os mais avançados .

• Faça de 3 a 4 séries de 20 a 30 segundos, de acordo com seu condicionamento!!!
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Deite-se no chão com os cotovelos diretamente embaixo dos ombros e com as pernas completamente estendidas. Eleve o tronco para o ar até formar uma linha reta desde os ombros até os tornozelos. Contraia o estômago e os glúteos e mantenha essa posição durante o tempo desejado.

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Sem mover o corpo, eleve uma perna para o ar. Mantenha essa posição durante o tempo recomendado (15 a 20 segundos).
Retorne à posição inicial, trocando a perna. (Nesse caso para os mais avançados)


Por hoje a dica é essa.

Um bom treino e um ótimo surf! Aloha!

Contatos:
Francine Nery

Instagram: @franpepe28  / Tel: (27) 99978-0407

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