Notícias

11/04 17h25

De olho no WT do Rio de Janeiro, em Maio

Praia da Macumba ou Grumari? Qual será a segunda opção do palanque

Faltam menos de 1 mês para a etapa mais esperada do mundial de surf pelos brasileiros, o OI RIO PRO 2016!
Que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 21 de Maio.
Todas as lentes do mundo estarão apontadas para a Cidade Maravilhosa e os melhores surfistas do mundo estarão lá.

oi rio

Mas surgiu uma dúvida que está intrigando todo mundo: Qual será a segunda praia como opção para o evento?
Ou seja, caso o mar na Barra da Tijuca não esteja favorável para o surf, eles poderão transferir para um segundo pico que proporcionará boas ondas e show de surf.

grumari gruma2
Grumari

A primeira opção desde o início seria a Praia de Grumari. Localizada na Zona Oeste do Rio, a praia fica dentro de uma reserva ecológica, logo após a famosa e badalada Prainha. O acesso para lá é somente de carro, mas a prefeitura iria disponibilizar ônibus para levar o público para o local do evento.
VANTAGENS: Grumari é um pico muito constante, raríssimas são as vezes que o mar fica flat. E o melhor de tudo é que, diferente da Barra, segura ondulações com até 2,5 metros perfeitos para o nível dos surfistas que estarão competindo.
PROBLEMAS: Acesso ruim, ou seja, menor o público presente, não tem internet (3g e 4g praticamente não funcionam), ausência de energia elétrica, cuidados especiais com o local por ser uma área de preservação ambiental e longe dos hotéis onde os surfistas costumam se hospedar (aprox 14 a 15 km).

macumba macumba2
Praia da Macumba

Saiu no jornal O Globo no RJ que a Praia da Macumba está na lista para ser usada como a segunda opção do campeonato, pois o local não conta com nenhuma das desvantagens citadas acima na Praia de Grumari, execto a distância (3 a 4 km a menos), mas com fácil acesso.
Um outro ponto positivo é que a Praia da Macumba é o pico que costuma se adaptar mais ao vento Leste e Sudeste (terral nesta Praia) comum no Rio e aguenta as ondulações mesmo em dias enormes.
As ondas por lá são totalmente surfáveis em quase 90% das vezes quando a ondulação ultrapassa 1,5 m.
A Praia da Macumba tem fama de ter onda ”cheias” quando a mesma está com até 1 metro de tamanho, mas nesse caso a Barra da Tijuca atenderia bem, não precisando alterar o local.
Outro ponto positivo para os dias grandes, é que normalmente o canto esquerdo da praia conta com um canal que muitas vezes o surfista chega ao outside, com ondas de 1,5m, sem precisar tomar na cabeça, facilitando também o trabalho dos Jet-Skis e dos atletas.

Enfim, vamos aguardar as novidades! Uma coisa é certa, será show de surf em qualquer pico. 😉

A equipe SurfVix estará no Rio mostrando tudo e mais um pouco desse grande evento. Acompanhem nas redes socais (Facebook e Instagram) – No Facebook entraremos ao vivo, então vale conferir e seguir também.

Aloha!

 

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

As finais do Mundial de Surf batem recorde de audiência na história da World Surf League

continue lendo

Mais um dia épico em Regência, 15/09/2021

continue lendo

Medina pensa em pausar as competições em 2022, entenda

continue lendo

Meninas surfam em Regência clássica!

continue lendo

Comentários:

Instagram