Notícias

28/10 12h46

Previsão das ondas grandes para o final de semana!

Todos os radares estão apontados para a região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente da área que vai do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, pois um grande ciclone está muito próximo do litoral, mais próximo que de costume, podendo gerar ondas enormes em torno de 5 a 6 metros contando ainda com o auxílio do vento que ultrapassará os 120 km/h.

Agora vamos ao que interessa: E no Espírito Santo?

Os gráficos nos mostram um bom swell que tende a se aproximar do nosso litoral, com influência de SUL/SUDOESTE, ou seja, favorecendo os picos que recebem melhor essa ondulação (Vila Velha, litoral de Guarapari, praias do norte capixaba, etc).
As ondas podem passar de 1,5 m a 2 metros no domingo nessas praias, caso a ondulação não perca muita força nessa caminhada do RJ ao ES. Vale a pena ficarmos com as antenas ligadas, pois as ondas estarão presentes, mesmo que não venha no tamanho que desejamos, mas teremos surf para a galera.

Fizemos algumas análises de dois gráficos dos principais sites de previsão das ondas, confiram abaixo:

guru
Surfguru: A ondulação começou hoje a dar suas caras com intensidade, vinda de nordeste, favorecendo o surf em diversas regiões do ES. Por exemplo, hoje Regência quebrou de gala.
Mas amanhã a ondulação já muda para Sul e aumenta bastante o período (segundos), chegando com força total neste domingo (1 dia após a chegada da ondulação no RJ), proporcionando boas ondas até pelo menos terça-feira da outra semana, quando começa a virar de sudeste a ondulação. Chances de bom surf e constante em vários picos do ES.

wind
Windguru: A ondulação, igual gráfico ao anterior, também tem seu ápice no domingo, vinda de SUL com período muito alto, 14 segundos, ou seja, uma ondulação com muita força. Pode chegar a 2 metros ou mais em algumas regiões do ES.
Na segunda-feira a direção já começa a mudar para SUDESTE, promessa de ondas constantes no nosso litoral por dias consecutivos. (Que essa promessa seja cumprida. rs)

COMO FICA O TEMPO?

Segundo este último gráfico, hoje a noite o tempo já muda, a temperatura cairá e teremos um sábado com muita chuva e ventos fortes (sul/sudoeste) , já começa hoje a noite em alguns lugares e amanhã em grande parte do dia em muitos locais. Por isso é importante ficarmos atentos para os locais onde esse vento não atrapalha o surf, picos protegidos ou que ele entre de terral, combinando com o local que receba melhor essa ondulação, caso ganhe realmente força. Ficar atento aos raios, correntezas e outros perigos dessas ressacas é de extrema importância para os menos experientes. Lembre-se que o medo é o seu melhor amigo nessas horas, na dúvida não arrisque.

MARÉ CHEIA

O pico máximo da maré cheia para o final de semana é de 1,4 m, uma média da região, um pouco mais cheia que o normal, mas nada demais, maaaaasssss, vale lembrar que a maré cheia acompanhada de uma ressaca, em seus horários de pico (14:43h), principalmente nos locais onde a ondulação entrará com mais força, é importante ficarmos ligados, pois a água pode invadir alguns locais (pistas, calçada), derrubar os desavisados que se arriscam nas pedras, pescadores, etc. Todos os perigos de uma ressaca, principalmente no auge das marés cheias, poderão estar presentes no domingo.
img-5086
E PARA FINALIZAR

Com tantas incertezas, mas grande esperança, vamos ficar todos em alerta.
Preparem suas pranchas, passem uma parafina nova e tentem conferir os checks do dia para conseguirmos aproveitar boas ondas no lugar certo. Aliás, o meu propósito é igual ao seu, conseguir pegar boas ondas e voltar amarradão para casa, ainda mais depois de uma semana cansativa, não é mesmo?
Boas ondas galera e um ótimo final de semana!

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

Das pistas de Fórmula1 para as piscinas de ondas!

continue lendo

Rafael Teixeira fica em terceiro lugar no QS 3000 da Austrália

continue lendo

Vídeo: Rodrigo Cardoso e a onda mais comentada do Carnaval 2020

continue lendo

AO VIVO: Oi Hang Loose Pro – Fernando De Noronha

continue lendo

Comentários:

Instagram