Notícias

19/04 15h12

Na praia, saiba como identificar e fugir dos buracos (valas)!

O Verão está aí e muita gente corre para a praia, mas será que estão preparados para encarar o mar?

IMG_0347
Para começar a matéria, vamos analisar a foto acima:
Dentro da linha imaginária vermelha  percebemos uma menor ausência de ondas e espumas brancas. Por que?
Pois a ondulação para formar a onda e a mesma ”quebrar” precisa encontrar uma barreira mais rasa, impedindo que a mesma avance e consequentemente quebre sobre a areia, pedra, etc.
Por isso muita ATENÇÃO, quando você identificar essa ausência ou menor quantidade de ondas no mar, é sinal que existe um buraco/vala, ou melhor dizendo: CORRENTE DE RETORNO.

É exatamente neste local que volta em direção ao mar, toda a energia que as ondas e correntes chegam à praia, exercendo uma forte pressão e carregando com facilidade quem estiver se aventurando no local.

IMG_0348 IMG_0350

Para os surfistas, esse local também é chamado de ”CANAL”, pois facilita muito a entrada do mesmo para o Outside. O surfista mais experiente aprende a usar a força do mar a seu favor e sabe utilizar essas ”armadilhas” para conseguir surfar boas ondas. Mas é muito normal vermos novatos entrando e depois não sabendo mais como sair e se apavorando. Além de turistas e desavisados que entram no canal, achando que por ter menos ondas é mais calmo, sendo levados pelas correntes.
Por isso insistimos em alertar que as bandeiras vermelhas dos Guardas Vidas não são enfeites para fotos e Selfies, são para respeitá-las!
IMG_0349
Vista aérea de uma vala/canal/buraco e os bancos de areia ao lado,
muita gente não observa o buraco e cai nele.

Como lidar com a situação?
IMG_0346
1) Mantenha a calma; (o pavor gasta energia e ainda pode beber água)
2) Não gaste energia remando contra a maré; (remar na direção do mar dentro de um canal é inútil, nem os Guarda Vidas farão isso, que dirá você)
3) Olhe para os dois lados a sua volta para identificar a direção que a corrente lhe empurra, e identifique onde está o banco de areia mais perto para que você use a força do mar, a corrente, a seu  favor, para que chegue no seu objetivo que é sair da corrente e colocar o pé na areia;
4) Nade sempre lateralmente, no sentido paralelo à areia da praia, até sair da corrente; (nunca em direção à praia, pois será inútil. Reme para as ondas, por incrível que pareça, são elas que te devolverão à areia)
5) Quando sentir que já está na zona das ondas (de impacto), sem a correnteza lhe puxando, aí sim comece a nadar em direção à praia, use as ondas para impulsioná-lo para a areia, pois a força delas te ajudará a gastar menos energia.
Mesmo tomando caxotes e caldos, lembre-se, o importante é sair vivo!

Caso você seja cauteloso e perceba a presença de bandeiras de aviso, antes de mergulhar ou se aventurar no surf, converse com o Guarda Vidas mais próximos, eles são pessoas treinadas e dispostas a te ajudar da melhor maneira possível.

PAPEL DO SURFISTA
Os surfistas são peças essenciais por já estarem dentro do mar. Em determinados casos,  o tempo de identificação do afogamento pelos Guarda Vidas até sua chegada ao fundo do mar, pode ser tempo suficiente para um afogado desmaiar, beber água, desacordar ou até morrer.
Nós surfistas não precisamos necessariamente tirar a pessoa do mar, mas só de deixar o afogado se apoiar na sua prancha enquanto aguarda a chegada dos bombeiros, você já contribuiu com quase 50% desse salvamento. (vide Kelly Slater, Guilherme Tamega e muitos outros grandes nomes do surf que foram anjos nas vidas de algumas pessoas envolvidas em afogamentos)
Aos surfistas experientes, se puderem, repassem essa dica aos mais novos. E fiquem sempre atentos no mar para ajudar em resgates e salvamentos.
Se todos nós colaborarmos um pouco, ajudando uns aos outros, tanto com conhecimento, quanto com ajuda física, construiremos uma sociedade melhor para se viver.
Aloha e boas ondas!

 

 

Por Administrador
Compartilhar

Veja também

FOTOS: 1º Dia da Tríplice Coroa Quebra Onda Profissional em Regência

continue lendo

AO VIVO: Tríplice Coroa Profissional em Regência

continue lendo

11 ANOS DE CINESURF, NESSE FIM DE SEMANA EM REGÊNCIA!

continue lendo

FOTOS: Aquecimento em Regência para a Tríplice Coroa Profissional!

continue lendo

Comentários:

Instagram